A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou recentemente a apreensão de cerca de 2 mil produtos eletrônicos em Centros de Distribuição da Shopee, com valor estimado de mais de R$ 53 mil.
+Silvero exibe casas cenográficas de ‘Pantanal’ nos Estúdios Globo
+ Netflix: confira a lista dos filmes mais vistos na 3ª semana de agosto
+ Projeto de lei quer restringir chaves Pix ao CPF ou CNPJ
+ Novo iPhone? Apple marca evento para 7 de setembro
Foram identificados diversos tipos de equipamentos sem homologação obrigatória da Anatel, dentre os quais podem ser destacados carregadores de celular, power banks, smartwatches, caixas de som bluetooth, fones de ouvido e telefones celulares.
Essa foi a terceira ação de fiscalização presencial da Anatel em centros de distribuição de redes varejistas online (as ações anteriores ocorreram na Amazon e no Mercado Livre). Mas é a primeira vez que a Agência conseguiu realizar uma fiscalização em centros de distribuição da modalidade de cross-doking.
O principal desafio dessa fiscalização consistiu no fato de os produtos já chegarem nesse tipo de estabelecimento de forma totalmente embalada, em pacotes sem nenhum tipo de identificação. Outro desafio é que só passam por lá produtos que já foram vendidos. Além disso, o tempo de armazenagem nesses locais é bem curto.
A fiscalização só foi possível devido a um trabalho de inteligência, além de tratativas e alinhamentos realizados com que a equipe da Shopee.